Ligue: (31) 3429-8100
Acompanhe as nossas redes sociais:

Quem nós Somos

Associação Social de Interesse Público

Quem Somos

O CIEE/MG é o resultado da idealização de um grupo de empresários e educadores mineiros que se uniram para promover a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, bem como a integração entre empresas e escolas.

Durante 36 anos de atuação ininterrupta em território mineiro, o CIEE/MG encaminhou cerca de 470.000 estudantes para oportunidades de estágio nos níveis médio, técnico e superior.

Em fevereiro de 2016, a instituição ampliou seu leque de possibilidades de encaminhamentos por meio do lançamento do Programa Aprendiz do CIEE/MG. Em apenas três anos com esse novo programa, foram beneficiados 857 aprendizes. O CIEE/MG espera encerrar o ano de 2019 com 1.000 (Hum mil) aprendizes inseridos nos programas de aprendizagem já em funcionamento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas.

Filosofia do agente de integração

O Centro de Integração desenvolve suas ações promovendo a interface entre o Sistema de Formação (escola) e o Sistema de Absorção (empresa), realimentada por quatro subsistemas:

Informação: armazena todas as informações necessárias e coloca à disposição do sistema.

Intercâmbio: é a extensão escolar, via estágio, com disponibilidade de áreas e utilização recíproca de máquinas, equipamentos e recursos humanos.

Adequação: representa os projetos específicos para reformulação de programas e identificação de novas ocupações existentes no mercado de trabalho.

Avaliação: acompanhamento da interação dos Sistemas de Formação e Absorção, e dos subsistemas.

Histórico do CIEEMG

CIEEMG – Sucesso em Minas Gerais há mais de 3 décadas

A origem do Centro de Integração Empresa-Escola no estado de Minas Gerais remonta à década de 1970, quando um grupo de educadores e empresários decidiram fundar, em território mineiro, uma instituição para integrar os mundos do saber (escola) e fazer (trabalho).

No ano de 1978, o professor Sebastião Alvino Colomarte, então assessor técnico e coordenador do Curso Multinacional de Educação Técnica e Formação Profissional da Universidade do Trabalho (Utramig), iniciou alguns contatos através do Sr. Luiz Guimarães Mesquita com o CIEE que já atuava no estado de São Paulo desde 1965.

O entusiasmo com as atividades realizadas pelo CIEE foi compartilhado com o professor Waldemar Dornas Pereira, então diretor do Centro Interescolar da Utramig. Diante das possibilidades vislumbradas que poderiam significar a inclusão de muitos estudantes do mercado de trabalho através de programas de estágio, foi organizado um grupo de trabalho para transformar em realidade o sonho da implantação do CIEE em Minas Gerais que envolvia, além dos professores Colomarte e Dornas, a professora Therezinha Dardengo, então vinculada à Secretaria de Estado da Educação, o doutor Antônio Eustáquio Óliver que na época era assessor do então governador Ozanan Coelho, e o professor Hélio José Muzzi de Queiroz que na ocasião era o diretor da Utramig.

Através de um ofício encaminhado ao doutor Antônio Carlos Pacheco e Silva, então presidente do CIEE/SP, o grupo de especialistas em educação técnica consultou sobre a possibilidade de instalação da unidade mineira do CIEE. Na correspondência, foram disponibilizados o endereço e o telefone residenciais do professor Colomarte como referenciais para resposta.

O entusiasmo contagiava os familiares e os instigava a colaborar com os esforços do grupo instituidor do CIEEMG. Conta o professor Colomarte que sua esposa Maria Gilda de Castro Colomarte foi quem recebeu a primeira ligação de São Paulo e prontamente articulou as condições para que a negociação tivesse continuidade.

Com a colaboração do professor Victório D’Achille Palmieri, idealizador do Movimento CIEE no país, o grupo de entusiastas mineiros foi convidado para conhecer a sede do CIEE/SP e dialogar o avanço do projeto de implantação da unidade do CIEE em Minas Gerais.

Na medida em que o projeto evoluía e dava sinais positivos de evolução, o grupo convidava novos integrantes como, por exemplo, o doutor Mozart Schmidt de Camargos, o professor Jenner Procópio de Alvarenga, o doutor Jair Augusto de Oliveira, bem como os empresários Evando José Neiva e Rômulo de Avelar.

A proposta de implantação do CIEEMG foi apresentada ao então governador mineiro Ozanan Coelho, que apoiou a iniciativa. Após a assinatura de acordo de cooperação técnica com CIEE de São Paulo, o grupo fundador conseguiu instalar em Belo Horizonte um escritório regional do CIEE-SP, que iniciou suas atividades, em 1979, no Edifício Super Building Valente, na Avenida Afonso Pena. Por empenho do governador Ozanan Coelho, foi assinado o primeiro convênio de cooperação técnica entre o CIEEMG e a Secretaria de Estado da Educação. Naquele momento, o CIEEMG ainda operava como escritório do CIEE/SP e tinha como gerente operacional o professor Dornas.

Finalmente, em 8 de dezembro de 1979, com recursos originados do convênio com a Secretaria e do próprio bolso de integrantes do grupo, foi possível a instalação definitiva de uma unidade independente e autônoma em Minas Gerais.

A primeira diretoria institucional do CIEEMG eleita teve como diretor-presidente o empresário Rômulo de Avelar e, como primeiro vice-presidente, o empresário Adolfo Neves Martins da Costa. Em 1984, foi reconhecida como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Em 1985, tendo o professor Waldemar Dornas Pereira como Superintendente-Executivo, o CIEEMG passou a funcionar com uma sede própria localizada no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira.

 No ano de 1989, o CIEEMG iniciou a construção da nova sede própria, localizada na Rua Célio de Castro, 79, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Ocupando uma área de 800 metros quadrados, a obra foi entregue no início de 1990, onde atualmente desenvolve suas atividades.

Em 1991, o professor Sebastião Alvino Colomarte, que desde a fundação do CIEEMG participava ativamente da diretoria institucional, foi convidado para ocupar o cargo de Superintendente Adjunto do CIEEMG.

Entre outubro de 2002 e Agosto de 2003, ocorreram as obras de ampliação da sede própria com a construção do Edifício Integração II. Em 2008, foi inaugurado um auditório anexo à sede do CIEEMG onde se encontra uma Galeria em Homenagem aos Membros Fundadores.

Em setembro de 2014, a diretoria institucional do CIEEMG, em reunião extraordinária e respeitando um processo natural de sucessão, nomeou o professor Sebastião Alvino Colomarte para o cargo de Superintendente-Executivo, em virtude do súbito falecimento de seu antecessor.  

Neste mesmo mês, por deliberação da nova Superintendência Executiva,  o auditório anexo à sede da Instituição passou a ser chamado de Auditório Professor Waldemar Dornas Pereira, como forma de homenagear e preservar a memória do principal fundador e instituidor do CIEE de Minas Gerais.

Atuação – Atualmente, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, além de sua sede em Belo Horizonte, possui Balcões de Oportunidades de Estágios para Estudantes (Bopes) e Coordenadorias de Programas de Estágios para Estudantes (CPEES) instalados nas seguintes entidades de classes empresariais: Associação Comercial e Industrial de Contagem (Bopes), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Betim (CPEES), Câmara de Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas (CPEES), Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (Bopes), Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (Bopes), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Bopes), Associação Comercial, Industrial e de Seviços de Varginha (Bopes), Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (Bopes), Associação Comercial e Industrial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CPEES).

Parceiros pioneiros - Também contribuíram decisivamente para a expansão do CIEEMG em todo o território mineiro, três empresas que acreditaram no ideal de seus fundadores e apostaram no sucesso da iniciativa. São eles: a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o jornal “Diário do Comércio”.

Diretoria

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) possui uma estrutura organizacional dividida em dois colegiados.

O Colegiado "A", se refere à Diretoria Institucional, empossada à cada biênio e podendo ser recundizida por até 3 (três) mandatos.

Diretoria Institucional - (Biênio 2018/2019)

Diretor Presidente

Sebastião Alvino Colomarte

José Pedro Barbosa

Diretor Vice-Presidente

Waldir Esmero Campos

Diretor Vice-Presidente

Flávio Augusto de Barros

Diretor Secretário

Thumbnail

Paulo Roberto Banho Bordoni

Diretor Secretário

Patrícia Augusta Alvarenga

Diretora Financeira

Thumbnail

Hélio da Silva Machado Filho

Dretor Financeiro

Conselheiros

Flávia Dias de Castro

Conselheira Fiscal Titular

Raimundo Alves de Jesus

Conselheiro Fiscal Titular

Thumbnail

Cássio André Madureira Martins

Conselheiro Fiscal Titular

Salvador Ohana

Conselheiro Fiscal Suplente

Solange Braz

Conselheira Fiscal Suplente

O Colegiado "B", diz respeito ao Quadro Executivo da instituição.

Constituído pelos Superintendentes Executivo e Adjunto, Supervisores e demais colaboradores do CIEE/MG.

De acordo com o Estatuto e o Regimento, o Superintenente Executivo representa o Colegiado "B" junto à Diretoria Institucional.

Thumbnail

Antônio Carlos Dias Athayde

Superintendente Executivo

Superintendentes, Supervisores e demais colaboradores do CIEE/MG.

Unidades Regionais e de Atendimento

As UNIDADES REGIONAIS do CIEE/MG funcionam em parceria com as entidades de classe empresariais apoiadoras nas principais cidades pólo no Estado de Minas Gerais: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia. O objetivo das nossas Unidades Regionais é a promoção da interface entre as empresas e as instituições de ensino visando a inserção dos estudantes no mercado através de programas de ESTÁGIO e APRENDIZAGEM. 

UNIDADES DE ATENDIMENTO: As Unidades de Atendimento são subordinadas às Unidades Regionais e realizam um trabalho de extensão da ação social do CIEE/MG em uma comunidade específica. São elas: 

Sede Administrativa - Belo Horizonte (Vespasiano)

Grande BH - Contagem (Ceasa, Betim, Divinópolis e Sete Lagoas)

Leste de Minas - Governador Valadares (Ipatinga, Itabira e Teófilo Otoni)

Norte de Minas - Montes Claros (Salinas)

Zona da Mata Mineira - Juiz de Fora (Barbacena e Leopoldina)

Sul de Minas - Varginha (Pouso Alegre)

Triângulo Mineiro - Uberlândia (Uberaba)

Contato e Endereço das Unidades

Sede Administrativa em Belo Horizonte

Endereço: Rua Célio de Castro, 79 - Bairro Floresta

Belo Horizonte - MG - Cep: 31110-000

Fone: (31)3429-8100

Email: cieemg@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento em Vespasiano

Endereço: Rua Dr. Ary Teixeira da Costa, 425 • Centro

Vespasiano - MG - CEP 33.200.000

Fone: (31) 3621.3700

E-mail: vespasiano@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:00hs

Unidade de Atendimento na Faculdade IBS/FGV

Endereço: Av. Prudente de Morais, 444

Cidade Jardim - BHte. - MG - CEP 30.380.002

Fone: (31) 2122-3200

E-mail: estagioibs@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 14:30hs

Unidade Regional Grande BH (Contagem)

Endereço: Av. Olimpio Garcia, 430 - 3º Andar - Eldorado

Contagem - MG - Cep: 32315-140

Fone: (31)3395-1446

Telefax: (31)3395-5351

Email: contagem@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento na Ceasa-MG

Endereço: Rodovia BR 040, KM 688 - Ed. Acceasa, Guanabara

Contagem - MG - CEP: 32.145-000

Fone: (31) 3394-1155 / (31) 3429-8103

Email: ceasaminas@cieemg.org.br

Unidade de Atendimento em Betim

Endereço: Av. Amazonas, 1457, Brasiléia

Betim - MG - CEP: 32600-325

Fone: (31)3532-2790     Telefax: (31)3532-3085

Email: betim@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:00hs

Unidade de Atendimento em Sete Lagoas

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 119 - Centro

Sete Lagoas - MG - Cep: 35700-048

Fone: (31)3774-1528

Email: setelagoas@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento Oeste de Minas - Divinópolis

Endereço: Rua Yara, 280 - Dist. Ind. Jovelino Coelho

Divinópolis - MG - Cep: 35502-289

Fone: (37)3214-0014

Email: divinopolis@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade Regional Leste de Minas - Governador Valadares

Endereço: Rua Peçanha, 800, loja 3 – Centro

Governador Valadares - MG – Cep: 35010-161

Fone: (33)3271.2817

Fax: (33)3271.1420

Email: gov.valadares@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento em Ipatinga

Endereço: Rua Uberlândia, 331 - 3º Andar – Centro

Ipatinga - MG – Cep: 35160-024

Fone: (31)3822-5206

Email: ipatinga@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade Regional Zona da Mata - Juiz de Fora

Endereço: Rua Antônio José Martins, 130 B

Morro da Glória - Cep: 36036–050

Fone: (32)3215-8446   Telefax: (32) 3218-7204

Email: juizdefora@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 09:00hs às 12:00hs e de 14:00hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento em Barbacena

Endereço: Praça dos Andradas, 103, sala 33 - Centro  

Barbacena - MG - Cep: 36.200-008

Fone: (31) 98455-4486

Email: barbacena@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento em Leopoldina

Endereço: Rua Ribeiro Junqueira, 53 - Centro  

Leopoldina - MG - Cep: 36700-000

Fone: (32)3441-2896

Email: leopoldina@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade Regional do Sul de Minas - Varginha

Endereço: Av. Rio Branco, 288A, Centro

Varginha - MG - CEP: 37002-010

Fone: (35)3222-2046

Fax: (35)3222-8903

Email: varginha@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de Atendimento em Pouso Alegre

Endereço: Praça Senador José Bento, 118, Térreo - Centro

Pouso Alegre - MG - Cep: 37550–000

Fone: (35) 3449-8938

Email: pousoalegre@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade Regional do Norte de Minas - Montes Claros

Endereço: Rua Carlos Gomes, 110 - Centro

Montes Claros - MG - Cep: 39400-042

Fone: (38)3222-5237     Telefax: (38) 3221- 8020

Email: moc@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade Regional do Triângulo Mineiro - Uberlândia

Endereço: Av. Afonso Pena, 252 - Centro

Uberlândia – MG - CEP: 38400-129

Fone: (34) 3236-2058

Fax: (34)3236-1089

Email: uberlandia@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Unidade de atendimento em Uberaba

Endereço: Rua Vigário Silva, 309 - Centro

Uberaba - MG - CEP. 38010-130

Fone: (34) 3332-9752

E-mail: uberaba@cieemg.org.br

CIEE Nacional

SCS. Qd.7 - Ed. Executivo Tower - Bl. A - SI.801/807
8º andar - Plano Piloto - Brasília - DF - CEP: 703000-911
Fone: (61) 3226-9919
Fax: (61) 3226-5820

Endereço

Rua Célio de Castro, 79, Bairro Floresta
Belo Horizonte - Minas Gerais 31.110-000
Horário de Funcionamento
8h às 17h30

Siga-nos
Assine nossa Newsletter

Prometemos não enviar spam!