Notícias

CIEE recebe homenagem na Câmara dos Deputados por comemorar 60 anos no Brasil

Entidade sem fins lucrativos de assistência social, atuante em todo o território nacional, recebe o reconhecimento do Poder Legislativo por seis décadas de trabalho em prol da juventude brasileira

No dia 12 de março, o Centro de Integração Empresa-Escola foi homenageado em uma sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília, pelo ininterrupto trabalho realizado, durante seis décadas de atividades em prol da juventude brasileira. 

A sessão, requerida e presidida pelo Deputado Federal, Júlio César Ribeiro, foi transmitida ao vivo nas redes sociais e contou com a participação de diversas autoridades e personalidades, dentre as quais se destacam a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Geny Helena Fernandes Marques, o Deputado Distrital, Martins Machado e o Secretário de Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso.

O Deputado Distrial Martins Machado enfatizou que muitos jovens, no Brasil não tem uma atividade e nem oportunidade. "O ócio e a falta de perspectiva levam à depressão e à baixa autoestima. É importante que o jovem se sinta importante na sociedade e descubra o seu papel. O CIEE é uma fábrica, uma ponte que produz as condições para a realização, a materialização, a concretização dos sonhos dos jovens", ressaltou.

O Secretário Rodrigo Delmasso fez questão de evidenciar que foi estagiário pelo CIEE e que essa oportunidade foi muito significativa para o ingresso dele no mercado de trabalho. "Em 1995 com os meus 15 anos de idade, busquei um estágio pelo CIEE e ingressei no Ministério da Saúde. Foi ali que comecei a minha carreira profissional e essa trajetória me levou, em 2007, a ser o Secretário de Trabalho mais novo do país, no auge dos meus 27 anos". Portanto, é com muito orgulho que participo dessa homenagem ao CIEE pelos 60 anos, agora como Secretário de Família e Juventude".

Secretário Rodrigo Delmasso evidencia importância do estágio para o início da carreira

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho de Administração do CIEE de São Paulo e também presidente e coordenador do Sistema CIEE Nacional, José Augusto Minarelli, mencionou que a origem da instituição envolveu pessoas, empresários e educadores, voluntários e visionários, em especial o professor e missionário, Victório D´Achille Palmieri, que desenvolveu os estudos preliminares que possibilitaram o crescimento e o desenvolvimento deste ideal em prol da juventude brasileira. "Agradecemos a essas pessoas que se esforçaram para que o CIEE se tornasse o que é hoje", destacou.

O presidente do CIEE Nacional, José Minarelli, destaca a o crescimento da instituição e pede apoio da sociedade para continuarmos o nosso trabalho socioassistencial

"O CIEE começou bem no início de 1960 e batizado quatro anos mais tarde. Durante dez anos, o professor Palmieri e outros voluntários, entre os quais Leonel Ramos de Oliveira que foi o primeiro funcionário fundador, trabalharam para que essa família, essa comunidade se expandisse para um conjunto de sete CIEEs autônomos - administrativa, jurídica e financeiramente entre si - que atualmente cobrem todos os Estados da nação. Os CIEEs autônomos estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. Estamos permanentemente atrás de oportunidades. Ajudamos a inserir 6 milhões de jovens no universo profissional nessas 6 décadas. Somente neste ano, são 300 mil vagas destinadas aos candidatos à Estágio e Aprendizagem. Entrentanto, são mais de 3 milhões de inscritos e precisamos do apoio tanto do Poder Público quanto da Iniciativa Privada para continuarmos a nossa missão," acrescentou Minarelli.

Vice-Governadora do DF, Celina Leão

Procuradora do Trabalho, Geny Helena Marques

No Mês da Mulher, elas foram colocadas em evidência na sessão solene em homenagem ao CIEE. Além das manifestações da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Geny Helena Marques, e da Vice-Governadora do DF, Celina Leão, foi dada a oportunidade para a jovem aprendiz do CIEE, Bruna Teixeira, se pronunciar em nome dos milhões de jovens beneficiados com os programas da instituição.

A jovem aprendiz, Bruna Teixeira, manifesta que suas expectativas foram superadas com o programa de Aprendizagem do CIEE

"Quando decidi me tornar jovem aprendiz, eu estava animanda com a oportunidade de aprender e adquirir experiência em um ambiente profissional. Vi no CIEE uma porta de entrada para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo uma chance de crescimento pessoal e profissional. Quando eu iniciei na aprendizagem, tinha expectativas que hoje posso dizer com convicção que foram superadas. Vivenciei situações em que pude aprender técnicas, mas além disso, pude desenvolver habilidades sociais, adquirir responsabilidades, trabalhar em equipe, comunicar de forma eficaz, mas acima de tudo sobre resiliência", destacou Bruna Teixeira.

--  Clique aqui e assista à integra da homenagem ao CIEE pelos 60 anos no Brasil na Câmara dos Deputados  --

Notícias relacionadas

Fectipa-MG realizou o evento "Aprendizagem em Foco" que reuniu entidades capacitadoras e aprendizes em um ambiente de debate e troca de experiências …

Leia mais