Notícias

Saúde mental é tema de palestra na sede do CIEE/MG em BH

Colaboradores da instituição foram motivados a cuidar da mente para que tenham mais qualidade de vida, agora e no futuro

Como parte de uma sequência de atividades que estão sendo realizadas no desenvolvimento do projeto Saúde Mental, Física e Social, foi realizada na sede administrativa do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), no último dia 11, uma palestra com o tema "Cuidados com a saúde mental: seu corpo agradece!". A palestrante convidada para tratar do assunto foi a psicóloga e professora Patrícia Augusta Alvarenga. 

Divulgação - CIEE / MG

Patrícia Alvarenga realiza palestra sobre saúde mental na sede do CIEE / MG

Patrícia é Mestre em Administração. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui especialização nas áreas de Recursos Humanos e Psicopedagogia. Professora Titular do Centro Universitário UNA e possui larga experiência como coordenadora de Recursos Humanos, além de experiência na área de Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Atualmente atua Psicóloga Clínica, Consultora, Palestrante e Professora. É Diretora Financeira do CIEE-MG (Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais).

A palestrante explicou que a saúde mental está diretamente relacionada com o estado de bem-estar, no qual o indivíduo percebe as próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, é capaz de trabalhar produtivamente e está apto a contribuir com a sua comunidade. Portanto, os cuidados com a mente devem envolver aspectos emocionais, psicológicos.

Divulgação - CIEE / MG

Patrícia Alvarenga explica que o bem-estar mental envolve cuidados com a saúde psicológica e emocional.

A saúde emocional envolve a capcidade de reconhecer e lidar com as emoções de forma saudável e construtiva. Está ligada ao conteúdo dos pensamentos que podem ser pessimistas ou otimistas. Já a saúde psicológica se refere aos cuidados com a mente e o cérebro, podendo ser afetada por problemas como a depressão, a ansiedade, os transtornos de personalidade, o abuso de substâncias psicotrópicas, dentre outros.

De acordo com Patrícia, a saúde mental, emocional e psicológica estão interligadas e influenciam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Assim, é fundamental cuidar de todas elas. Se for necessário, a ajuda de um profissional poderá fazer toda a diferença.

A promoção da saúde mental deve envolver ações preventivas e/ou tratamento de problemas. Um ambiente de apoio que possa ajudar a melhorar a resiliência emocional das pessoas. Destaca-se que a resiliência é a capacidade de se adaptar e superar as adversidades. Dentre as formas de promover a saúde mental, mencionadas por Patrícia Alvarenga, estão: cultivar um estilo de vida saudável, estabelecer relações interpessoais positivas, buscar ajuda e tratamento quando necessário e adotar práticas de autocuidado, como meditação, yoga, entre outras.​

Também durante a palestra foi enfatizada a importância da saúde mental para todo e qualquer indivíduo. É um tema que interessa a todas as pessoas, influencia o bem-estar e a qualidade de vida de todos. É essencial cuidar da saúde mental como um direito humano fundamental e um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico.

FELICIDADE - De acordo com Patrícia, a felicidade é um estado de quem é feliz, uma sensação de bem-estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. Á felicidade é um momento durável de satisfação no qual a pessoa se sente feliz e plena. No entanto, a felicidade não é algo tão simples de definir ou medir, depende da percepção individual e das circunstâncias da vida de cada pessoa. O que pode trazer felicidade plena para um indivíduo, talvez não tenha tanta relevância para outro e vice-versa.

Divulgação - CIEE / MG

Segundo Patrícia Alvarenga, a felicidade é um estado de quem é feliz, que envolve o cultivo de sensações de bem-estar e de contentamento que podem acontecer por diversos motivos 

Ao finalizar o diálogo com os participantes, Patrícia Alvarenga compartilhou uma percepção bastante significativa sobre ser feliz. "Seja feliz em cada momento de vida e tente se lembrar do cheiro afetivo das coisas que gosta - cheiro de bolo e  biscoito feitos pelos avós, cheiro da casa da mamãe, das tias e dos avós, cheiro de família e das pessoas que amamos. Seja feliz vivendo intensamente e da melhor forma possível! A melhor versão de você é o que você mesmo se propõe a ser." 

Divulgação - CIEE / MG

Patrícia Alvarenga e Kleber Colomarte, ladeados pelos colaboradores do CIEE / MG 

Ao agradecer a palestrante pela gentileza de ter compartilhado seu tempo e conhecimento com os participantes, o superintendente executivo do CIEE / MG, Kleber de Castro Colomarte, idealizador do projeto Saúde Mental, Física e Social, destacou a importãncia da discussão do tema, tanto para a qualidade de vida quanto para o desempenho e o sucesso nas atividades laborativas. 

Notícias relacionadas

Reitor da FPL recebe assessor institucional do CIEE/MG com a expectativa de consolidação de parceria para estudantes de graduação e pós-graduação …

Leia mais

Fectipa-MG realizou o evento "Aprendizagem em Foco" que reuniu entidades capacitadoras e aprendizes em um ambiente de debate e troca de experiências …

Leia mais