Notícias

APRENDIZES DO CIEE/MG REALIZAM SEMINÁRIO SOBRE COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Mês da Aprendizagem no CIEE / MG: Aprendendo com os Aprendizes

 Divulgação - CIEE / MG

Foto: Aprendizes do CIEE / MG de Belo Horizonte

Desde 2016 o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) beneficia milhares de jovens em território mineiro com o programa o programa de aprendizagem que utiliza a metodologia Aprendiz Legal em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).

Em consonância com a Lei da Aprendizagem, vigente a mais de duas décadas, o CIEE / MG incentiva, impulsiona e proporciona a capacitação de qualidade para preparar os jovens, na faixa etária entre os 14 e os 24 anos, para o mercado de trabalho.  

Para alcançar este objetivo, torna-se importante incentivar e desenvolver o protagonismo destes jovens, para que possam por si mesmos planejar e executar ações relevantes dentro dos contextos em que estiverem inseridos, seja na prática dentro das empresas, ou na capacitação teórica, como ocorrido recentemente na sede administrativa do CIEE / MG com os aprendizes da instituição.

Comunicação e Diversidade de Linguagens 

Na última sexta-feira (29), uma turma de Aprendizes do CIEE / MG participou de um seminário, organizado pela equipe de instrutores da instituição, pautado no tema: Comunicação e Diversidade de linguagens. 

Durante o seminário, foram abordados com os participantes os seguintes aspectos da comunicação e da diversidade linguística: 

- Conceitos de comunicação, gramática e linguística 

- Diferença entre língua x linguagem 

- Diferença entre escrita x fala 

- Dialetos, gírias e expressões regionais e suas origens. 

Com bastante interação, os aprendizes trataram da diversidade linguística no Brasil, presente tanto entre as classes sociais, quanto regionais. As discussões levaram à conclusão de que apesar de haver uma gramática normativa vigente, não existe uma forma “correta” de falar, pois essa imposição leva ao que chamamos de preconceito linguístico. O que existem são formas de comunicação adequadas para determinados ambientes. 

Os instrutores que mediaram o seminário trabalharam dinâmicas descontraídas que engajaram o público e que estimularam os aprendizes ao compartilhamento de suas falas, gíirias e expressões preferidas e repudiadas. 

Apesar de defender a diversidade linguística e o direito de se comunicar de diferentes formas, ao fim da apresentação os aprendizes chamaram atenção para a necessidade dos jovens que ingressam no mercado de se adequar a comunicação utilizada no ambiente de trabalho. 

Sala Invertida - O seminário foi conduzido com a utilização da metodologia da Sala Invertida, modelo em que os alunos apresentam e discutem o tema da aula, sempre com a supervisão dos instrutores, mas com autonomia para criar, planejar e executar o conteúdo das aulas. 

A aprendizagem do CIEE / MG já passou por experiências de sucesso com a aplicação da metodologia, que mais uma vez rendeu bons frutos. É notável o engajamento e a responsabilidade dos jovens durante todo o processo de preparação e apresentação do conteúdo. A ação também trabalha nestes jovens o desenvolvimento de soft skills, muito valorizadas no mercado de trabalho hoje em dia. A capacidade e desenvoltura de falar em público, preparar e conduzir apresentações e compartilhar conhecimento. Todas são habilidades que sem dúvida ajudarão os Aprendizes legais do CIEE/MG a se destacar no mercado de trabalho. 

Notícias relacionadas