Notícias

CIEE / MG já produz sua própria energia elétrica

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo 

já é realidade a geração de energia limpa e sustentável pela instituição com usina fotovoltaica própria 

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE /MG) é uma associação social de interesse público que surgiu há mais de quatro décadas e com um DNA alicerçado nas práticas ESG.  

A sigla ESG que tem origem no inglês (Environmental, Social e Governance) e ganha cada vez mais evidência no cenário corporativo, pois as empresas possuem um papel relevante na prática de princípios ambientais, sociais e de governança (ASG), tão fundamentais para a promoção de impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Este é um critério de sustentabilidade empresarial cada vez almejado por clientes e investidores. 

O objetivo principal do CIEE / MG visa promover o ingresso dos jovens no mercado de trabalho por meio dos programas de Estágio e de Aprendizagem. Para tanto, as parcerias com as instituições de ensino e com as empresas são vitais.  

Reafirmando seu papel na sociedade, além da ação social o CIEE também busca sensibilizar os parceiros sobre a importância de utilização de energia de fontes renováveis contribuindo para a redução de gases de efeito estufa e preservação do meio ambiente.  

Divulgação - CIEE / MG

Vista do alto, sede do CIEE/MG. Usina fotovoltaica em pleno funcionamento 

O projeto teve início em 2021 apoiado pela diretoria institucional, e depois de muitos estudos sobre o tema, e definida a melhor forma de implantação. Segundo Kleber Colomarte, superintendente executivo do CIEE / MG “O nosso projeto passou por diversos estudos, ganhou força e maturidade, finalmente tornou-se realidade com a inauguração da usina fotovoltaica, passando a gerar nossa própria energia. Reiteramos assim o nosso compromisso com a sociedade por meio de uma ação concreta que gera energia limpa e preserva o meio ambiente”, destacou. 

Energia solar - O sol é uma fonte inesgotável de energia e recebemos dele uma quantidade 10 mil vezes maior do que a energia necessária para a população mundial em um ano. Apoiada nesta premissa, a gestão atual do CIEE/MG investiu na instalação dos painéis com células fotovoltaicas no telhado da sede administrativa da instituição, localizada na região central de Belo Horizonte. Ao mesmo tempo que a usina possibilita a redução do custo com a energia elétrica, ela permite que o excedente seja compartilhado com a rede da fornecedora. 

"As vantagens desta implementação são enormes, pois geramos um impacto ambiental positivo e significante, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os de número 7 – ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA - e 13 – AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA", complementou Kleber.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e fazem parte das diretrizes do Movimento Minas 2032, idealizado pelo jornal Diário do Comércio,  do qual o CIEE/MG faz parte.  

Divulgação - CIEE / MG

Fachada do CIEE / MG com usina fotovoltaica em pleno funcionamento

Notícias relacionadas

No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o CIEE/MG homenageia os adolescentes e  Jovens que fazem parte do programa Aprendiz e agradece às empresas …

Leia mais