Notícias

Você sabe o que é o CRAS ?

Entenda o que é o CRAS e como ele pode ajudar famílias e pessoas em vulnerabilidade social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um local que atende famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, que residem nas proximidades, ofertando serviços, programas e benefícios gratuitos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), dentre eles:  

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): Campanhas, oficinas, reuniões comunitárias e eventos realizados por assistentes sociais e psicólogos, com o objetivo de apoiar a convivência familiar e comunitária das pessoas atendidas pelo CRAS.  

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV): Encontros semanais, que apresentam reflexões sobre diversos temas do âmbito social e cultural. O objetivo é fortalecer os vínculos dos assistidos com suas famílias e com a comunidade, evitando situações de isolamento, preconceito, discriminação e violência.  

Atenção no Domicílio para Pessoas Idosas: Oferta de atendimento em domicílio, com o objetivo de apoiar a família no cuidado de idosos dependentes e semidependentes, evitando assim que os cuidadores familiares fiquem sobrecarregados. 

CADÚnico: Por meio desse serviço, às famílias tem acesso a benefícios, programas e serviços federais, estaduais e municipais, como o Programa Bolsa Família, Carteira do Idoso, Isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM entre outros benefícios. 

Minas conta com 1.175 Centros de Referência, em 852 municípios do estado. Para encontrar a unidade mais próxima da sua residência, basta acessar: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/  

Notícias relacionadas